Show da Vida Empreendedora


Inspirada em cases de sucesso local e em comemoração à Semana do Jovem Empreendedor, a Associação dos Jovens Empresários do Maranhão – AJE/MA, realizou ontem, dia 28/03/2019, mais uma rodada de grandes experiências com a temática – Show da Vida Empreendedora, evento em que são escolhidos 3 jovens empreendedores maranhenses para dividir suas experiências de negócio para um seleto público. Na oportunidade de ontem, o público escolhido foram estudantes da Faculdade EduFor. Esse circuito de palestras faz parte do Projeto da entidade intitulado de “SIM – Sou Empreendedor Maranhense”, onde grandes forças e talentos do empreendedorismo local apresentam suas experiências de negócios, distinguindo diversos potenciais locais e empresas que se destacam dentro e fora do estado do Maranhão.



Os alunos tiveram oportunidade de conhecer um pouco sobre o histórico profissional de cada um dos palestrantes, bem como conhecer mais sobre o negócio deles, que são: Paulo Victor (case: Tô de Folga Turismo), Léo Marques (case: Vivendo & Empreendendo) e Anderson Nogueira (case: BeeSports). Com temáticas distintas, porém todas convergindo para o mesmo fim, os negócios de sucesso administrados por jovens empreendedores, as palestras tiveram um sabor de vitória, já que todos os cases são de empresas maranhenses, criadas e administradas por maranhenses apaixonados pelos negócios e pelo Maranhão.



“Aprendi que temos de conhecer cada fase e estágio do nosso negócio para que possamos ter sucesso, e isso só se dá quando estamos diariamente aprofundando nosso conhecimento pelo que criamos, a nossa empresa, o nosso negócio”, assim pontuou Paulo Victor quando explicou momentos que teve de tomar decisões para ver seu negócio crescer. Já o jovem coach e entusiasta, Léo Marques, falou muito sobre acreditar, ter foco e persistir no seu sonho, “sempre acreditei que para vencer, temos de focar no resultado e persistir na intuição, isso tudo tem um risco, mas não deixa de ter alma, e essa alma é do empreendedor”.



Encerrando as apresentações, foi a vez do fundador da AJE, Anderson Nogueira, falar um pouco das experiências que já teve e tem hoje no mundo dos negócios. Na sua palestra pontuou do seu início como empreendedor ao lado do pai, o comerciante, Antonio Nogueira – Seu Lalá/Seu Brasil, que na sua visão, “foi e é um dos maiores empresários que vi na vida”, justamente pelo fato de não ter tido estudo e preparo para vida empresarial, mas mesmo assim montou e tocou um negócio familiar por mais de 20 anos, até se aposentar e criar 6 filhos. Sua apresentação foi em torno da empresa BeeSports, criada e idealizada por ele que é apaixonado por esportes de alto rendimento e de aventura, ”a BeeSports é uma paixão, assim como a AJE, são criações distintas, porém me fascinam por ambas estarem distinguidas por suas relevantes importância à nossa sociedade, são marcos na história do Maranhão, ambas me dão muito orgulho”, assim finalizou o jovem empreendedor que agradeceu a oportunidade de dividir aquela apresentação com 2 amigos e jovens empreendedores, com toda atual direção da AJE e todos da Edufor.



A noite foi encerrada com uma rodada de perguntas onde os presentes tiveram a chance de focarem nos cases apresentados e dirigir seus questionamentos aos palestrantes. A presidente da AJE, Shirley Cunha, enalteceu a força do jovem empreendedor maranhense no mercado local, aproveitou para apresentar um pouco da entidade e enfatizou que o que acontece no mercado coma abertura de novos negócios se dá justamente pela disposição de empreender  dos jovens, “hoje os jovens estão mais conscientes sobre o empreendedorismo, a AJE está aberta para esses novos negócios e empreendedores, damos total suporte e apoio neste primeiro momento, e isso facilita demais esse processo inicial, já que contamos com experiências de sucesso dentro da entidade que podem servir de modelo, como essas hoje apresentadas”.



Quem ganha com eventos como esse é a sociedade e a economia do nosso pais, já que ações nesse formato ajudam a criar um ambiente de ideias e passa a instigar jovens a empreender, devido a multiplicidade de oportunidades que se abrem justamente por essa sinergia de experiências e convergência de pensamentos – fascínio pelo primeiro negócio, além de que, o mercado globalizado já não permite mais empresas e negócios estáticos, outro aspecto muito abordado nas apresentações, vez que são oportunidades de novos negócios que despertam nos ouvintes e, quem sabe, são futuros empreendimentos que podem nascer, isso gera mais distribuição de renda, mais empregos e mais pujança na economia.


Por: Redação Bee Sports

Imagens: Aje/MA e Bee Sports

Fonte: http://www.beesports.com.br/show-da-vida-empreendedora/


Facebooktwittergoogle_plusredditpinteresttumblrby feather

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *