Quais cuidados devo tomar para correr estando acima do peso?

A corrida é um esporte democrático, mesmo para quem está sofrendo com aqueles quilinhos a mais. É claro, que essas pessoas precisam tomar alguns cuidados extras do que quem está no peso regular, mas nada que as impeça de praticar a modalidade e de ter um bom desempenho.

O Webrun conversou com o treinador Nelson Evêncio, que deu umas dicas para você que está acima do peso colocar de vez a corrida na sua vida.

O maior motivo pelo qual o corredor acima do peso deve manter sua atenção redobrada está relacionado ao impacto do exercício sobre o corpo, nem sempre o efeito da corrida é absorvido da maneira adequada pelos músculos das pernas e pelos glúteos, sobrecarregando, principalmente, os joelhos, coluna e até mesmo o sistema cardíaco, caso se exagere na dose de treino.

“Os corredores que estão acima do peso devem tomar muito cuidado com o impacto e não fazer treinos muito fortes, porque quanto maior o peso, maior o risco de lesões. Os treinos precisam ser mais moderados, confortáveis, respeitando sempre os dias de descanso durante a semana, além de não correr muitos dias seguidos”, recomenda o treinador.

Diversos estudos já provaram que a corrida é uma das atividades físicas que mais queima gordura e ajuda a emagrecer, é a forma mais rápida de trocar a “massa gorda” por massa magra. O primeiro passo é que as pessoas com IMC entre 25 e 29 (faixa do sobrepeso) consultem um médico e avaliem regularmente sua capacidade física, pois mantendo a saúde em dia fica mais fácil se dedicar à corrida e deixar o sedentarismo de lado.

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É muito importante que o corredor também tenha em sua planilha, treinamentos para fortalecer a musculatura para prevenir o crosstrainig, os dias de descanso também devem ser respeitados, a evolução de ser gradativa.

De acordo com Nelson, outro ponto importante é a alimentação correta. Comer bem antes e depois de correr, já que é necessário oferecer energia adequada ao corpo, tanto para reduzir os danos musculares quanto para promover a recuperação física.

“Às vezes a pessoa acha que pelo fato de estar correndo e queimando calorias, não tem problema se comer mais, tem gente que está acima do peso, começa a correr, mas ao mesmo tempo comer mais e acaba engordando mais ainda. Procurar um nutricionista para cuidar da dieta para deixar de comer errado e em horas erradas é uma boa dica”, afirma Nelson.

Quanto a performance, “mesmo estando acima do peso, é possível melhorar o desempenho treinando da forma correta. A pessoa não pode se conformar com o sobrepeso, pois a corrida pode ajudá-la a baixar isso. O segredo está no planejamento e na frequência de treino”.


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