O mito da manteiga de amendoim


Levante a mão o profissional das áreas de nutrição e exercício que ainda não ouviu as seguintes perguntas: “Mas manteiga de amendoim engorda?”; “Mas a que eu como é sem açúcar, pode?”.

O mito de que manteiga de amendoim não engorda, provavelmente, surgiu e se propagou devido às inúmeras postagens realizadas por celebridades fitness consumindo o produto em suas redes sociais.

Esse mito foi tão disseminado que estudantes de uma universidade americana conduziram um estudo para desmistificar o consumo da famosa ‘peanut butter’. No estudo, dezessete adultos jovens, de ambos os sexos e fisicamente ativos, acrescentaram em sua dieta quatro colheres e meia (colheres de sopa) de manteiga de amendoim por dia, durante 1 mês. O resultado não foi nada diferente do que qualquer profissional de nutrição poderia esperar: os voluntários, apesar de serem jovens fisicamente ativos, ganharam em média 800 gramas de gordura ao final dos 30 dias!

Infelizmente e também felizmente, em nutrição podemos dizer que “tudo engorda e nada engorda”, ou seja, não há fórmula mágica, nem alimento vilão!


Equilíbrio é a chave para não se aborrecer com a balança  — Foto: Getty Images

Equilíbrio é a chave para não se aborrecer com a balança — Foto: Getty Images

O que vai determinar se uma pessoa engorda ou emagrece não é simplesmente o que ela consome, mas sim o quanto ela consome desse alimento e como isso se encaixa na sua rotina alimentar e de exercícios, levando em consideração também a balança calórica.

Em resumo, podemos comer de tudo, desde que seja com moderação!

Se você tem dúvidas de como chegar ao equilíbrio, não consulte as redes sociais, mas sim o profissional de nutrição que é o profissional qualificado para te ajudar nesse caminho.

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.


Por: Turibio Barros – Mestre e Doutor em Fisiologia do Exercício pela EPM. É membro do American College of Sports Medicine, professor e coordenador do Curso de Especialização em Medicina Esportiva da Unifesp e fisiologista do São Paulo FC e coordenador do Departamento de Fisiologia do E.C. Pinheiros www.drturibio.com


Fonte: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/noticia/o-mito-da-manteiga-de-amendoim.ghtml


Facebooktwittergoogle_plusredditpinteresttumblrby feather

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *