Heat stress: especialista explica o que o estresse induzido pelo calor pode causar em atletas


Exercício vigoroso pode colocar algumas pessoas em risco doença principalmente por estarmos passando por períodos de alta temperatura. Mesmo em climas frios, doenças de calor podem ocorrer em pessoas que praticam exercício em alta intensidade por mais de 45 minutos. O heat stress pode ocorrer com a exposição prolongada ao clima quente e úmido, como estamos passando nesse verão

  • As pessoas podem não ser capazes de produzir suor suficiente para resfriamento adequado;
  • A alta umidade pode impedir a evaporação adequada do suor;
  • A doença de calor não é uma questão insignificante – se não tratada, pode levar à condição rara, mas com risco de vida, de insolação.

Em clima quente, precisamos tomar mais precauções, especialmente quando vamos nos exercitar ou praticar esportes regularmente para nos mantermos saudáveis.

Mantenha a “diversão” em corridas

A maior incidência de doenças provocadas pelo calor nos esportes ocorre nas corridas populares e com muita gente. Além disso, correr a uma intensidade próxima à exaustão e muito maior do que o ritmo de treinamento, acarreta um risco de doença por calor.

  • Definir alvos e objetivos;
  • Não ignore os sintomas da doença pelo calor;
  • Corra dentro de limites pessoais: se se sentir sobrecarregado ou indisposto, diminua o ritmo ou pare.

Quais são os sinais?

A doença induzida pelo calor ocorre em esportes extenuantes, mas também pode ocorrer em atividades como corrida, golfe, e esportes praticados em gramado ou com prolongada exposição ao tempo quente. Durante a pratica de atividades esportivas devemos “ouvir os sinais do corpo”. Se eles começarem a experimentar qualquer um dos seguintes sintomas ou sinais, devem parar imediatamente.

  • Tontura;
  • Náusea;
  • Fadiga;
  • Cessação da transpiração;
  • Perda de habilidade e coordenação / falta de;
  • Instabilidade;
  • Confusão;
  • Comportamento agressivo ou irracional;
  • Consciência alterada;
  • Colapso;
  • Pele pálida, cinza pálida

O heat stress no esporte apresenta-se como exaustão por calor ou insolação. A exaustão pelo calor é relacionada ao esporte A insolação é rara, mas é uma condição potencialmente letal geralmente relacionada a exposição ao sol.

Em clima quente, precisamos tomar mais precauções — Foto: iStock

Em clima quente, precisamos tomar mais precauções — Foto: iStock

Diferenças:

  • Exaustão de calor: Os participantes que colapsam após o exercício provavelmente sofrem queda pós-exercício da pressão arterial hipotensão), mas alguns podem ter insolação.
  • Insolação: Aqueles que mostram sinais de função mental alterada, perda de consciência ou colapso durante o exercício estão provavelmente sofrendo insolação. Participantes de esportes mostrando sinais deconfusão, perda de habilidade, perda de coordenação ou comportamento irracional devem ser parado e removidos da atividade imediatamente.

Dicas de ouro:

  1. Alcance o máximo de aptidão física antes de se exercitar vigorosamente numa competição, ou em clima quente.
  2. Exercite-se em intensidade moderada quando em condições quentes ou úmidas.
  3. Não faça exercícios pesados ou faça exercícios em climas quentes ou úmidos se sentir indisposto ou estão se recuperando de uma doença recente.
  4. Beba água antes e durante o exercício.
  5. Pare o exercício se não se sentir bem durante o exercício intenso, ou se fizer exercício em clima úmido.
  6. Pare os outros participantes de esportes se eles parecerem indispostos, confusos ou mostrarem perda de habilidade e coordenação.

Tratamentos

  • Exaustão por Calor

Esgotamento pelo calor esportivo é caracterizado por baixa pressão a cessação do exercício. As vítimas sofrem um colapso fraco com pele cinza-acinzentada. Atletas com exaustão de calor geralmente se recuperam rapidamente deitados com as pernas levantadas. A diferença entre a exaustão pelo calor simples e o alto risco de insolação nem sempre é óbvio, atletas que entraram em colapso após exercícios extenuantes devem ser resfriados como descrito abaixo.

  • Insolação

A insolação é uma condição na qual o controle da temperatura corporal está prejudicado. A insolação pode levar a sequelas e é potencialmente fatal. A gravidade das complicações da insolação aumenta com a duração da alta temperatura corporal. Os primeiros socorros são essenciais e salvam vidas. O objetivo é baixar a temperatura do corpo rapidamente.

Por fim vale lembrar sempre de beber muita agua, apesar da desidratação raramente ser a única causa de Heat stress, vale lembrar que mantendo boa hidratação auxilia o controle de temperatura corporal.

*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.


Por: Ana Paula Simões – Mestre em ortopedia e traumatologia pela Santa Casa de São Paulo. Especialista e delegada regional do Comitê de Traumatologia esportiva, médica assistente do grupo de traumatologia da Santa Casa de São Paulo e da Sociedade Brasileira de Futebol Feminino e membro da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva www.anapaulasimoes.com.br

Fonte: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/post/2019/01/27/heat-stress-especialista-explica-o-que-o-estresse-induzido-pelo-calor-pode-causar-em-atletas.ghtml


Facebooktwittergoogle_plusredditpinteresttumblrby feather

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *