Foco: como fazer escolhas melhores no dia a dia sem ganhar peso e ter que sair da “dieta”

É comum sair do plano alimentar diante de uma oferta vasta de alimentos bonitos, cheirosos e apetitosos como em um buffet, por exemplo. Mas existem algumas dicas para evitar perder o foco e não ganhar peso. A ideia é fazer boas escolha e, pensando nisso, tenho alguns “mantras – palavras de ordem” que pratico e repito exaustivamente dentro do consultório.

  • Negocie, seja flexível, retome, pode e priorize-se.
  • Não acredito que meu papel como Nutricionista seja apenas elaborar um programa alimentar ou elaborar estratégias para que você atinja seu objetivo.
  • Quero que você aprenda a escolher, negociar, ter “malandragem com a dieta” e não perder o foco no seu objetivo.

Então, após esses pontos, confira algumas dicas da nutri abaixo.

RESTAURANTE A QUILO:

  1. Entre no restaurante e vá até o buffet onde estão as preparações para saber os pratos do dia e fazer suas escolhas. Assisto misturas tenebrosas (tipo japonês, macarrao e carne)
  2. Cuidado com o tamanho do prato. São enormes e perdemos a noção do tamanho da porção
  3. Comece pelas hortaliças (verduras e legumes) ocupando metade do prato
  4. Escolha uma proteína (evite misturas e excessos). Nada empanado ou com gordurinha: filé mignon, filé de frango, sobrecoxa, lombinho, frutos do mar, camarão, ovo, picadinho, carne assada, rosbife, fraldinha, etc.
  5. Coloque um acompanhamento de “carboidratos maiores” como: arroz integral, batata assada ou rústica ou purê, couscous, quinoa
  6. Evite frituras, molhos e gratinados. Estes são bombas calóricas

RESTAURANTE PRATO INDIVIDUAL:

  1. Escolha uma proteína “magra”
  2. Um acompanhamento de hortaliça A (folhas, salada verde, palmito, cogumelos, aspargos, verduras, brocolis, couve-flor)
  3. O segundo acompanhamento de legumes, arroz (integral, brocólis, negro), batatas assada/purê/cozida, couscous, quinoa, purê de banana ou maçã, leguminosas, milho, macarrão com molho de tomate

BARES:

  1. Evite petiscos fritos e empanados
  2. Sugestões: filé aperitivo, churrasquinho/espetinhos, ceviche, brusqueta, caldinho de feijão, casquinha de siri, sanduíche (filé, lombinho, queijo minas, hambúrguer), carpaccio, esfiha, empanadas, kafta, pasta de grão de bico com pão árabe.

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.

Por: Cris Perroni – Nutricionista formada pela UFRJ e pós-graduada em obesidade e emagrecimento. Tem especialização em nutrição clínica pela UFF, especialização em nutrição esportiva pela Universidade Estácio de Sá e trabalha com consultoria e assessoria na área de nutrição. (Foto: EuAtleta)

Fonte: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/post/2018/12/24/foco-como-fazer-escolhas-melhores-no-dia-a-dia-sem-ganhar-peso-e-ter-que-sair-da-dieta.ghtml


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