5 dicas para melhorar a performance

Baixa frequência nos treinos e falta de objetivos desafiadores são os principais fatores que atrapalham o desenvolvimento do nadador.

Esses e outros obstáculos fazem com que o iniciante perca técnica, condicionamento e, consequentemente, performance. Para evitar que isso aconteça, veja cinco dicas que te ajudarão a evoluir cada vez mais na natação:

Treinar técnica de nado: aprimorar a técnica de cada um dos quatro estilos torna o nadador mais eficiente. Dessa forma, se gasta menos energia e o nado ainda fica mais rápido. Esse objetivo é alcançado com trabalhos de educativo e com correção constante do professor. É um dos principais fatores para a evolução do atleta.

Trabalho específico de pernas: esquecido por muitos, o treinamento de perna ajuda o nadador a ter maior propulsão e, principalmente, posicionamento do corpo na água, aumentando a eficiência do nado. O ideal é tornar essa parte do treino desafiadora e bem objetiva, já que nem sempre é o momento mais prazeroso do treinamento.

Fonte: Portal @BeeSports

Monitoramento das intensidades de treino: verificar se o nadador realiza a intensidade prevista para cada item do treino é importante para que o objetivo da sessão seja cumprido. Existem diversos modos de fazer essa avaliação. Os mais comuns são frequência cardíaca, durante e ao final das séries, e a escala de percepção subjetiva de esforço.

Realização de séries padronizadas: Durante o planejamento, é interessante realizar séries que voltem a ser feitas depois de certo período. Assim, é possível ver a evolução do nadador. Por exemplo: alguém que realiza uma série de 10×50 crawl, com determinado intervalo e média de 40 segundos, pode voltar a fazer a mesma série três semanas depois, e buscar uma média mais forte. Observar a intensidade com que foram feitas as séries também faz parte dessa análise, conforme foi explicado no item anterior.

Participação em eventos e desafios: todos os itens anteriores são muito importantes, mas o que vai realmente motivar o nadador a buscar essa evolução são os novos desafios. Participar de travessias, grandes revezamentos, competições Masters e, até mesmo, eventos organizados no local de treinamento, como atingir determinado volume de treino em certo período, podem motivar e levar o atleta a outro nível.

 

 

Por: Caio Caneda, professor da academia Cia. Athletica, unidade Anália Franco – São Paulo

Fonte: https://www.ativo.com/natacao/treinamento-natacao/5-dicas-para-melhorar-performance/


Facebooktwittergoogle_plusredditpinteresttumblrby feather

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *